sábado, 21 de maio de 2011

Pense 2 vezes antes de dar um antibiótico pro seu bichinho.

Recebi essa matéria de uma amiga.
Nos nossos animaizinhos acontece a mesma coisa. Vale ler. Por essas e outras que divulgo sobre o aparelho de Eletroterapia e reforço mineral

Tem várias matérias nos blogs parceiros que também serve para eles. Somos mamíferos e nossos corpos trabalham de forma muito semelhante.
Bjos LUZ e PAZ


Uma semana de antibiótico pode enfraquecer as defesas do corpo por até dois anos - JULIANA VINES DE SÃO PAULO 

Tomar antibiótico por uma semana pode prejudicar as defesas do organismo por até dois anos, segundo estudo feito pelo Instituto Sueco para Controle de Doenças Infecciosas e publicado na revista "Microbiology".

Flora intestinal é o nome dado às bactérias que vivem na parede do intestino. Lá existem centenas de espécies de micro-organismos, protetores ou nocivos à saúde, que convivem em equilíbrio. 

As bactérias "boas" têm funções metabólicas, como ajudar no funcionamento do intestino, na absorção de gordura e vitamina B12 e na produção de ácido fólico.
"A função mais importante é controlar bactérias desfavoráveis. Sem elas, nós viveríamos constantemente com infecções", diz Ricardo Barbuti, médico endocrinologista da Federação Brasileira de Gastroenterologia. 

Segundo o especialista, há muito se sabe que os antibióticos têm efeito na flora intestinal. O que o estudo recém-publicado mostra é que essas alterações duram muito mais tempo do que se pensava. 

"Além de causar um desequilíbrio passageiro, o remédio também seleciona bactérias resistentes. Agora sabemos que essa resistência pode durar mais tempo", explica André Zonetti de Arruda Leite, médico endocrinologista do Hospital das Clínicas de São Paulo. 


Editoria de Arte/Folhapress

CONSEQUÊNCIAS
Diarréias, disfunção intestinal e inflamações (colites) são as conseqüências mais comuns do desequilíbrio da flora intestinal. Tanto faz se o uso do antibiótico é feito de forma correta ou incorreta - por mais ou menos tempo do que o necessário.

"O medicamento deve ser usado só quando o benefício compensa o risco e não há outra  alternativa", diz Barbuti. Gripes, resfriados ou dores de cabeça não devem ser tratados com antibiótico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário