sábado, 21 de maio de 2011

Como cortar a unha do seu animal de estimação



Como cortar a unha do seu cão

É de fundamental importância que se corte as unhas do seu cão, pois além de melhorar a aparência é uma forma de manter o seu animalzinho limpo.

Unhas grandes dificultam a movimentação do animal ( podendo até causar defeitos no caso de animais em fase de crescimento).

O corte deve ser feito como mostra a figura abaixo. A área pontilhada embaixo da unha é tecido vivo com sangue e nervos e recebe o nome de sabugo ou leito da unha. O corte deve ser feito na diagonal da unha, somente alguns milímetros.

Atualmente se usam dois tipos de cortadores de unhas para cães, o com guilhotina e o em formato de alicate. Veja com qual você se adapta mais. Para cães de grande porte, geralmente usamos uma máquina para lixar as unhas chamada “grinder”. Há várias marcas disponíveis no mercado.

Importante frisar que a grande maioria dos animais não gosta de ser tocados na região dos pés. Principalmente aqueles que já são traumatizados de alguma forma com tosadores de Pet Shops impacientes ou inexperientes. O movimento do corte de unhas deve ser rápido e preciso, passando unha por unha, verificando se não espatifou ao invés de cortar. A grande maioria dos cães tem o 5º dedo ou ergot ou due claws, estes pode ser duplos ou simples, localizado na parte interna das patas anteriores e posteriores. Verifiquem sempre se há ou não a presença deste membro e em quantas patas, porque essa unha costuma ser esquecida e cresce indefinidamente até perfurar o corpo do animal.

Muitos cães de trabalho, de caça, de guarda ou que vivem em casas, lixam sozinhos suas unhas no chão ou em pedras ou na parede e às vezes não é necessário apará-las. Já os cães de apartamento, que costumam andar em pisos de cerâmica, madeira e azulejos acabam por perder esse hábito. Por isso suas unhas crescem rapidamente e necessitam de ser cortadas com maior freqüência.

O ideal é ter esse hábito toda a semana, porque, dessa forma, a veia se retrai e as unhas podem ser cortadas cada vez mais curtas e o animal se acostuma a ser manuseado e aprende a gostar da rotina. No caso de animais ariscos ou bravos aconselhamos a ajuda de um profissional qualificado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário